Fábio Vilas-Boas

Biografia

Fábio Vilas-Boas nasceu em Salvador em 25 de março de 1967, filho do advogado e escritor Cícero Vilas-Boas e da Professora Dilce. Concluiu o ensino médio no tradicional Colégio Antônio Vieira, de orientação jesuíta, em 1984. Depois de formar-se Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, em 1990, fez residência de clínica médica no Hospital das Clínicas da USP e residência de cardiologia no InCor-SP.

Fábio Vilas-Boas fez parte da linha de pesquisa pioneira mundial na experiência do uso de células-tronco no tratamento da doença de Chagas, em parceria com a Fiocruz, que rendeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Em 2016, Fábio Vilas-Boas foi empossado como Imortal da Academia de Medicina da Bahia, ocupando a cadeira 41, que pertenceu ao fundador da UFBA, Edgar Santos. Em 2018, foi eleito uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil na área de saúde.

Entre 2015 e 2021 esteve à frente da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia. Ao lado do Governador Rui Costa, atuou na ampliação e melhoria da assistência à saúde para a população, através da regionalização dos serviços de saúde por todo o estado e da criação do programa de Saúde Digital. Durante sua gestão foram construídos 21 hospitais, 26 policlínicas regionais de saúde, dezenas de Unidades Básicas de Saúde, CAPS e UPAs, além da implantação da primeira PPP de Diagnóstico por Imagem do país e da primeira PPP bata cinza do Estado da Bahia.

Sua paixão pela inovação tecnológica na saúde o levou à fundação da empresa Próton Consultoria e Inovação, com o objetivo de ser um parceiro confiável na transformação da assistência à saúde, liderando a inovação e a mudança para tornar o sistema de saúde mais acessível, eficiente e justo